
E.E.
Jonatas Davi Visel dos Santos

Sejam bem-vindos ao nosso novo espaço!
INTRODUÇÃO
ENSINO MÉDIO INOVADOR-ProEmi
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, Resolução CD/FNDE nº 31, de 22/07/2013: Dispõe sobre ProEMI – disponível no site www.fnde.gov.br, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação- PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos, por meio do PRC ( Projeto de Redesenho Curricular)
O Projeto de Redesenho Curricular visa o atendimento às reais necessidades
das unidades escolares, com foco na promoção de melhorias significativas
que busquem garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento
dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.
O Projeto de Redesenho Curricular possibilita o desenvolvimento de atividades que integre o Currículo do Ensino Médio e que se organize a partir de um eixo comum - trabalho, ciência, tecnologia e cultura e a partir desse eixo, ao conjunto dos conhecimentos, seja ao se tratar das disciplinas, seja em outras formas de organização do trabalho pedagógico. Os Macrocampos obrigatórios e os Macrocampos eletivos escolhidos pela equipe escolar são:
-
Acompanhamento Pedagógico (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza);
-
Iniciação Científica e Pesquisa;
-
Leitura e Letramento;
-
Produção e Fruição das Artes;
-
Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias.
Projeto: Vivenciando o Conhecimento
Introdução
No ano de 2014, os professores da Escola Estadual Jonatas Davi Visel dos Santos iniciaram o planejamento para o Projeto Ensino Médio Inovador- ProEMI, dando ênfase no Planejamento Anual que ocorreu nos dias cinco, seis e sete de março do recorrente ano. A elaboração do projeto teve a participação de toda a equipe escolar (gestores, professores, alunos e comunidade).
O programa terá duração bienal e envolverá os professores e alunos do Ensino Médio regular, com o intuito de elevar o desempenho escolar dos alunos e viabilizar a melhoria da qualidade no processo de ensino/aprendizagem.
Os responsáveis diretos e envolvidos na execução do ProEMI na escola são: Wanderléia Maria de Andrade (diretora), Sidmar Cândido Gonçalves (vice-diretor), Valéria Galoni Viudes (Professora coordenadora do ensino Médio), os professores: Aline Francieli Justi, Anaete Paz Fernandes, André Luís Jerônimo, Lirian Elisabeth Klinger Menegoro, Cássio Luis Luciti Pelliciari, Fábio Lúcio de Santana e a conselheira escolar: Rúbia Mara Moreira Andrade Uliana.
O título do projeto a ser desenvolvido pela escola é “Vivenciando o Conhecimento”, que contemplará todas as disciplinas do Currículo do Estado de São Paulo.
Justificativas:
Associar teoria a prática é de fundamental importância, principalmente na era em que vivemos, onde a velocidade das informações é muito rápida e a todo tempo surge algo novo. Desta forma, é interessante que os alunos consigam vivenciar o que estão aprendendo em sala de aula, para que o conhecimento adquirido seja fixado e, nada melhor que realizar uma viagem onde eles conseguirão vivenciar o que aprenderam.
A internet é uma ferramenta muito utilizada entre os jovens, que, cada dia mais, estão utilizando-a para tudo. Os aparelhos eletrônicos tornaram-se mais que um simples acessório, é como se fossem uma extensão do corpo. Assim, promover um espaço/momento para que os jovens apliquem todo este conhecimento na área eletrônica para realizar as atividades escolares, é de fundamental importância. Por meio desta ferramenta, os alunos poderão divulgar todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto, como apresentações teatrais, danças, sarau, viagens pedagógicas e culturais, entre outros.
Objetivo Geral:
O Projeto ‘Vivenciando o Conhecimento’ tem como objetivo geral propiciar aos alunos conhecimento das diversas áreas do currículo, por meio de atividades em sala, apresentações teatrais, música, viagens culturais, sarau, jogos educativos (de tabuleiro e de mesa), além de materiais diversificados para pesquisas específicas de cada área.
Objetivos Específicos
-
Despertar a consciência crítica dos alunos, através de reflexão e atividades pedagógicas práticas, visando a integração dos educandos entre si, com os professores, funcionários e equipe gestora.
-
Trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos alunos.
-
Estimular, por meio de jogos, o raciocínio lógico dos alunos;
-
Desenvolver o hábito da leitura e da pesquisa;
-
Utilizar a ferramenta da internet como uma aliada para a construção e divulgação do conhecimento adquirido pelos educandos;
-
Construir o conhecimento de forma colaborativa;
-
Formar alunos leitores, trazendo a literatura também para o espaço virtual;
-
Utilizar as várias formas de arte para se expressar;
-
Formar alunos protagonistas, capazes de transmitir por meio de ações e expressões o conhecimento adquirido, tornando-se multiplicadores de informações;
-
Reconhecer a literatura como uma arte e expressar-se através dela;
-
Oportunizar aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, a oportunidade de conhecer Pontos Turísticos e Históricos do nosso Estado, a fim de integrar conteúdos escolares e conhecimento prático.
-
Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;
-
Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;
-
Estimular a observação, socialização das ideias e interação com todos os membros do grupo;
-
Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
-
Desenvolver atividades de pesquisa de modo interdisciplinar e participativa;
-
Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem, conhecimento e diversão.
-
Estimular a comunicação através da leitura e escrita;
-
Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos.
-
Possibilitar aos alunos que usem uma língua estrangeira em situações de comunicação (produção e compreensão de textos verbais e não-verbais). Desta forma, a escola estará inserindo-os na sociedade como participantes ativos, não limitados as suas comunidades locais e capazes de se relacionar com outras comunidades e conhecimentos. Trata-se aqui da inclusão social do aluno numa sociedade reconhecidamente diversa e complexa, através do comprometimento mútuo.
-
Valorizar a produção textual dos alunos através da publicação de seus textos na internet.
Recursos necessários:
Aquisição de alimentação para os alunos que participarão da viagem;
Aquisição do transporte para deslocar os alunos;
Aquisição de ingressos para entradas nos lugares programados;
Jogos educativos;
Dicionários específicos de cada disciplina;
Materiais diversos.
Público Alvo:
Alunos do Ensino Médio, pais, professores, funcionários e equipe gestora da Escola Estadual Jonatas Davi Visel dos Santos.
Avaliação:
Será realizada através de autoavaliação dos alunos e professores, por meio de registro fotográfico, relatórios e exposição do projeto.
Os alunos criarão um Blog que será parte integrante do projeto, e que será alimentado com o passo-a-passo das atividades desenvolvidas no PRC.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Teoria. Cada professor, dentro de sua disciplina, trabalhará o conteúdo do currículo contemplando o projeto “Vivenciando o Conhecimento”.
Para isso os educadores utilizar-se-ão de filmes, músicas, jogos pedagógicos e livros.
2ª etapa
Prática. Passeio pedagógico: Os alunos terão a oportunidade de vivenciarem na prática o que estudaram em sala por meio de viagens pedagógicas.
3ª etapa
Teoria-prática. Os alunos apresentarão de diversas formas os conhecimentos adquiridos nas duas primeiras etapas do projeto. Haverá a realização de uma exposição artística-literária, sarau e todas as etapas de desenvolvimento do projeto serão postadas em um blog criado pelos próprios alunos.
Cronograma de execução
Tabela anexa
Cronograma de recursos
Tabela anexa
Fundamentação teórica
Criação do Blog:
O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar a comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.
Ele é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige maiores conhecimentos de programação, o que facilitou que milhares de pessoas pudessem publicar suas ideias.
São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendiza. Ele prolifera-se rapidamente e com diversas finalidades. No caso específico deste projeto, a finalidade é divulgar as etapas e o resultado do projeto.
Como o blog tem grande poder de comunicação, oferece espaço de diálogo onde os alunos são os escritores, leitores e pensadores, oferecendo múltiplas opções de atividades tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura.
Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante o projeto.
Viagens Pedagógicas e Culturais
As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado.
De maneira geral contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio em campo.
Anexos
